Clínica de controle da dor
Breve Histórico da Origem daPsicodor
Como profissional, minha intenção era levar a experiência do hospital privado para o SUS, onde implantar um setor especializado no Tratamento da Dor Crônica era fundamental para o bem estar da população. Em 2005, inauguramos o primeiro Serviço Público de Dor no Brasil, fora do ambiente das universidades, quando ainda pouco se falava nisso. A demanda por atendimento era crescente, tendo em vista a falta de informação técnica disponível suficiente sobre a nova doença aos profissionais de saúde em geral, além do fato de, por ser novo, a população não era ouvida na sua complexidade e, principalmente, compreendida. Remédios não bastam para quem traz sofrimento além da dor, a dor da alma. Foi preciso, então, estudar mais profundamente psicologia. Escolhi a Psicologia Analítica, me submeti à Formação de Analista Junguiana para direcionar meu olhar para o importante papel das emoções não só na dor, mas na vida em geral.
Assim nasceu a Psicodor, clínica que reúne medicina e psicologia para oferecer um olhar uno e o melhor dos dois mundos, do corpo e da mente, dando vez e voz à Dor e à Saúde Mental.
“É necessário conhecer a tragédia para não ser a tragédia.”
Sêneca
Filósofo Romano séc. IV d. C.
A Clínica Psicodor
Atendimento Médico e Psicoterápico
- O atendimento na clínica visa o bem estar do paciente e de seus acompanhantes, sejam familiares ou cuidadores, bem como visa a disciplina.
- O papel de cuidar é uma tarefa nem sempre fácil, pois envolve foco, responsabilidade, comprometimento e técnica que é ensinada pelos profissionais da clínica ao responsável pelo paciente e a quem por ele for indicado.
- O ato de cuidar inclui carinho, paciência e regras. Essas regras são ensinadas de modo a evitar erro de administração de medicamentos como horário e/ou doses, pois trata-se de algo novo.
- A clínica oferece atendimento ao responsável para tirar dúvidas, caso seja difícil o deslocamento do paciente de sua residência.
Critérios de Inclusão
- Busca espontânea
- Pacientes referenciados com encaminhamento descritivo do médico de origem
- Tratamento conjunto com especialidades preexistentes
- Histórico de dor há mais de 3 meses
- Escore de dor acima de 4 na EVA