Sobre

Fibromialgia

“Suporto bem o sofrimento.
Grandes porções de sofrimento.
Estou acostumada.
Mas a mínima investida de prazer
Me faz trocar os passos.
E eu, muito confusa
Reprimo o mais leve sorriso:
Foi a Nova bebida. E nada mais!”

Emily Dickinson
(1830 – 1886)
Poetisa americana

  • A fibromialgia, ou doença musculoesquelética difusa, é uma condição de difícil controle que se estima ocorrer em 8% na população geral e somente 5% destes chegam a remissão de todos os sintomas durante 3 meses.
  • A Fibromialgia é uma enfermidade de alto impacto na sociedade.
  • Retira a pessoa do convívio familiar, dificulta as atividades diárias, limita a força laboral, traz sofrimento, angústia, isolamento social, insônia, esquecimento, cansaço físico e mental, fadiga e Depressão!
  • É uma doença real, predominantemente, feminina, cruel e torturante.
  • Além de todo sofrimento… “ninguém” acredita que seja tudo isso. Mas é.
  • A base inicial do tratamento é medicamentosa, mas não exclusiva. As terapias não medicamentosas são imprescindíveis e substituirão grande parte dos medicamentos de acordo com a evolução e dedicação de cada paciente no empenho e comprometimento consigo mesma.
  • Fisioterapia, atividade física e alimentação saudável trazem conforto e confiança no movimento. Mexa-se! É só começar! Nós damos uma forcinha.
  • A psicoterapia visa, entre outros, ressignificar o sofrimento de forma que a memória da dor seja um elemento criativo e construtivo de seu crescimento pessoal dentro da família, da sociedade e do ambiente de trabalho.
  • A equipe médica e de enfermagem dá todo suporte, mas não faz milagre.
  • É preciso disciplina e foco no tratamento, cada um fazendo sua parte!!!
Uma Guerreira por Excelência

A paciente de fibromialgia se apresenta com queixas muito intensas, assim como é intenso o desgaste afetivo, devido ao sofrimento crônico gerado pela dor. Este estado alterado provoca desequilíbrio emocional em consequência do constante stress psicológico. O mundo que a habita é desconhecido do público em geral, mas nem por isso deve passar desapercebido.

Trata-se de uma alteração da sensibilidade, de uma doença dos músculos e dos tendões. O estímulo que para a maioria das pessoas não passa de mero tato, para as fibromiálgicas é como um monte de caco de vidro penetrando pela pele no músculo.

Quadro Afetivo da Fibromialgia

Um desequilíbrio emocional “pode ser considerado, em última análise, como um sofrimento de uma alma que não descobriu seu significado. Mas toda a criatividade no âmbito do espírito, assim como todo progresso psíquico do homem, surge do sofrimento da alma.”

C. G. Jung

A importância de Significado

“A única coisa que não podemos em circunstância alguma tolerar é a falta de significado. Tudo, até a morte e a destruição, pode ser encarado desde que tenha significado. Até em meio à abundância e à plenitude, a falta de um sentido de significado interior é insuportável.”

Whitmont (2.000)

Analista Pós-junguiano